Marketing digital, o que é?



Muito se houve falar em marketing digital hoje em dia, é um assunto que está em alta no mercado já há algum tempo. Mas por vezes algumas pessoas ainda não têm muita noção do que seja isso. Por isso, pra auxiliar vocês, vamos abordar de maneira simples e objetiva sobre esse assunto neste artigo. A principio, vamos entender primeiro o que é o marketing.

Entendendo o que é Marketing


Marketing é um conjunto de técnicas comerciais já existente há décadas, utilizada para atrair e fidelizar clientes, mostrando o valor da sua marca, serviço ou produto. É a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado. São usados produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. Para isso é necessário criar uma estratégia definida que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.


Marketing digital


O marketing digital é, na verdade, uma evolução do marketing, uma versão melhorada de acordo com a evolução ao longo do tempo, das mudanças tecnológicas, sociais, culturais e econômicas. Seria então basicamente a aplicação das técnicas e estratégias de comunicação, para divulgação de marcas, aumento das vendas, fidelização de clientes, tudo isso através da internet e meios digitais. O marketing comum já faz isso, mas através de outros meios, digamos mais antigos. 

Pois com o tempo tudo foi se aprimorando e ficando mais moderno não é mesmo? Desde câmeras fotográficas, até celulares, computadores, etc. Com isso, vieram mudanças na forma como as pessoas veem o mundo e também na forma como as pessoas consomem entretenimento, (o entretenimento é sempre o meio mais viável pra “empurrar” marketing pois é um momento onde as pessoas estão mais abertas e receptivas, logo aceitam bem o conteúdo que você disseminar, por isso o marketing televisivo tem até um hoje um grande valor). Então tendo em vista que os meios digitais viraram algo muito utilizado por todos e que ganharam uma visibilidade incrível, as empresas passaram a investir em um tipo de marketing que pudesse alcançar o público que utiliza esses meios.

E puderam notar que, foi um sucesso. Um post marketing bem planejado na internet pode trazer um resultado igual ou até melhor que um outdoor, por exemplo. Ou anúncios em jornais, revistas (que eram meios bem utilizados), ou até mesmo que um comercial na tv, que como já comentado anteriormente é um dos meios de divulgação mais caro que temos, empresas pagam milhões de reais pra ter que seja 30 segundos na rede nacional.

Se você pudesse alcançar milhares de pessoas e economizar uma grana, não seria ótimo? Pois bem, é isso que as empresas tem feito nos dias de hoje. 
As redes sociais, instagram, facebook, youtube e até o whatsapp, tem sido grandes aliados dos empreendedores para que possam e consigam divulgar suas marcas e seus produtos, por meio de anúncios e outras coisas.

Acredito que essa nova forma de ganhar visibilidade irá predominar por longos tempos e temo que a publicidade televisiva não terá mais tanto valor daqui um tempo. 

Se quiser ficar por dentro das novidades, continue nos acompanhando.


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top